sexta-feira, 24 de junho de 2011

Por que odeio aniversários

Nada mais nostálgico do que um aniversário depois dos 20 anos. Você volta ao tempo de criança, quando quase parece que o aniversário nem é seu. Alguém trata de organizar tudo por ti (mas não necessariamente pra ti) levando uma série de coisas que você nem sabe para que servem. A casa se enche de crianças que não conheces. Filhos de colegas e amigos, dos teus pais e enquanto todos vocês são obrigados a contentar-se com doces e salgados bem racionados na varanda, ou em qualquer lugar que não tenha nada para quebrar, os adultos se esbaldam na sala ao lado, aproveitando muito mais a festa do que dono dela, e na hora do bolo, além de seres obrigado a dividi-lo é sempre um adulto quem define o tamanho.
Todas essas recordações fazem te contorceres na cadeira, enquanto festejas com os teus amigos os teus vinte e tal, inflamado com discursos de falso orgulho por te sentires mais maduro agora que tens que trabalhar para sustentar a ti e à tua magnífica família, isso momentos antes de um dos teus amigos fazer aquela piadinha sadicamente sarcástica sobre a idade, ou uma das tuas amigas disparar maliciosamente que para pessoas “maduras” como nós, já não sobra espaço para erros, porque já não somos jovens e irresponsáveis como nos tempos de faculdade e para rematar, como se tivessem combinado fazer te sentires mal, outro, irritantemente mais jovem dá-te aquela palmadinha nas costas enquanto sussurra maliciosamente ao teu ouvido: - juventude é uma questão de espírito, como se você ainda fosse aquele adolescente ingênuo que apenas deseja para o aniversário: uma namorada ou a oportunidade de ir às matinês dançantes e perder-se na sensualidade que acabou de descobrir nas mulheres.

Um comentário:

  1. Negócio é o seguinte... (acho que este formato de inicio de postagem está a se tornar num hábito)... Mas o que pouco a pouco vai deixando de ser um hábito, para mim, é comemorar aniversários! Comemorar e dar os felizes e infelizes parabens. CHATO! Impessoal! Falso! Estranho! Retrocesso! Sei lá! Por isso penso duas, três, vinte, cem vezs antes de soltar PARABÉNS, blá, blá, blá felicidades! Perdeu graça, perdeu força, perdeu sentido! Deve ser da idade!!!
    E falando de idade, meu caro Tchiengo, não tas assim tão velho pra pensar que a idade já pesa! Hasta la vista!
    Katchinhoko

    ResponderExcluir