terça-feira, 10 de agosto de 2010

Tecnologia, casamento e solteirice

“Se casamento fosse bom, não haveriam divorciados”. Essa frase é sem dúvida de algum solteiro pretensioso, que se quer desculpar do seu egoísmo irresponsável tratando de convencer o resto do mundo de que não existe nada melhor do que essa vida desregrada e sem limites na qual a linha que separa a sensatez da irresponsabilidade é a capacidade de bancar suas próprias bebedeiras. Imagino que casados também tenham as suas frases, talvez não tão inventivas, até porque eles só têm tempo para pensar em coisas supérfluas nos quase inexistentes intervalos entre as suas tarefas de esposas diligentes, maridos compreensivos e pais atenciosos. Porém não nos esqueçamos que, ao contrário dos solteiros, eles podem orgulhar-se de darem importantes contribuições para a sociedade, pois, graças ao casamento, a família ainda é sinônimo de boa educação e delinquente juvenil é quase sempre confundido com órfão ou filho de pais ausentes, além de ter-se percebido também que ladrões, prostitutas, e drogados são pessoas que não tiveram qualquer estrutura familiar. Outra coisa de que há muito se desconfiava e que só agora se tem a certeza é que, enquanto engenheiros, médicos e advogados vêm de boas famílias; professores vêm de famílias pobres. Em suma, os casamentos ajudaram-nos a observar transformações interessantes e a encontrar explicações para fenômenos antes incompreensíveis, além de contribuirem profundamente para a desconstrução dos preconceitos mais importantes das nossas sociedades. Com o desenvolvimento alcançado nos casamentos, passamos a acreditar que gays são filhos de mães solteiras e que pedofilia e embriaguês são doenças cromossômicas.
Há poucas descobertas nas sociedades atuais que não dependem dos casamentos, por isso talvez o solteiro seja uma grande desvantagem tecnológica.

Um comentário:

  1. feliz amigo! tenho orgulho de ter nascido no mesmo dia que voce. esse texto que esta ai em cima é muito bom. muito bem articulado. meus parabens. bjs neca.

    ResponderExcluir