Eu cresci em um lugar onde não falamos muito sobre racismo, pois é um
assunto quase proibido. Sempre que o
mesmo surge, as pessoas tratam de mudar de tópico, agitando-se
desconfortavelmente nas cadeiras, ou tratando de desmoralizar e descategorizar a
discussão.
- Deixa disso rapaz, aqui não tem racismo, tem diferença social. Pessoas
que têm e que não têm, apenas isso. Racismo é coisa dos países europeus. Por
isso aprendi desde cedo, que não interessava falar sobre discriminação racial e
acabei assim, perdendo uma grande oportunidade de saber quando se estavam a
referir à mim de forma preconceituosa e racista. Vim para o Brasil, estudar e
continuei a dizer sempre que me perguntavam que ainda não tinha sido discriminado,
pois na minha cabeça, discriminação era ser chamado de criolo, ser associado à
escravatura ou qualquer coisa parecida, ou ainda ouvir aquelas frases
travestidas de sabedoria popular, do tipo: Preto quando não suja na entrada,
suja na saída; Preto é como carvão, se não queima, suja; etc., porém, tinha-me
passado despercebido um pormenor importante: a discriminação feita às claras
era crime e por isso jamais alguém faria abertamente alguma brincadeira
pretensamente racista. Por isso, era fácil ter a falsa impressão de que não
havia discriminação.
Além disso, meus supostos novos amigos eram muito atenciosos comigo e por
isso, jamais tomei como ofensa certas piadas. Aventei mesmo que podiam ser
apenas resultado do à-vontade com que se acostumaram a tratar-me, de tal modo,
que já não me questionava sobre aquela piadinha que faziam das fotos:
- Meu! Se não fosse pelo sorriso, não saberíamos onde você está;
Ou do folclore envolvendo uma espécie de virilidade bestializada,
criando-se mitos de uma dotação masculina quase sobre-humana.
- Oh negão, se você entrar de
sunga na piscina eu saio!
Como eu gostava de roupa branca, também não eram raros aqueles piadistas
que me perguntavam como eu fazia para manter minhas roupas tão brancas? Normalmente
todo mundo achava graça dessas piadas e às vezes eu mesmo chegava a cair também
na risada, por que na minha cabeça de recém-chegado, desacostumado às minúcias
desses movimentos discriminatórios, aquelas piadas eram brincadeiras inocentes.
Não demorou e comecei inclusive a comprar o
discurso de que aqui não tem preconceito, que o que existe é nada mais do que
um complexo de inferioridade introjetada pelos “morenos” (morenos como um
eufemismo pobre, diga-se de passagem, para preto ou negro). Ou seja, o preconceito,
estava na cabeça dos pretos, que tinham complexo de inferioridade e outros
problemas de aceitação. Entretanto, ninguém parecia muito preocupado em
questionar como estes supostos “problemas de aceitação” se criam, afinal, ser
preto pode ser uma questão genética, mas o sofrimento que advém disso, com
certeza está muito além do genético.
Este assunto realmente ainda merece atenção, mas quando (ou 'se') o preconceito acabar os humoristas terão de se esforçar muito, coitados.
ResponderExcluirAinda bem que com as câmeras digitais com sensibilidade maior podemos aparecer em (quase) todas as fotos. Aquelas tiradas em lugares muito escuros não tem jeito, só pelo sorriso mesmo.
Rs, meu caro, não deve ser fácil fazer humor se não for por meio da xenofobia, racismo, homofobia, machismo, etc. Aliás tem um documentário muito interessante a este respeito: O riso dos outros: http://www.youtube.com/watch?v=PRQ1LuBWoLg, que discute isso de forma genial (em minha opinião).
ResponderExcluirOs humoristas arrogam para si o direito de fazer esse tipo de piadas sob a capa da liberdade de expressão e esquecem-se propositadamente do sofrimento de quem é visado por este tipo de humor, mas enfim, nós também precisamos de desaprender a dar risadas dessas piadas.