terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Comentadores do nada


Clic!
- Pai, porquê é que desligaste a televisão?
- Por que não interessa o que vai passar agora.
- Por que não?
- Porque é um daqueles programas em que as pessoas aparecem para dar a sua opinião sobre várias coisas.
- Mas isso não seria uma coisa importante pai?
- Seria filho, se eles falassem de facto alguma coisa útil. Bando de intelectóides arrogantes que estão mais interessados em destilar o seu vocabulário difícil do que em falar a verdade. Além de que são advogados querendo ensinar economia, professores de Matemática opinando sobre direito e por aí fora. Assim não dá né! Não é um concurso de quem fala o melhor português. Um monte de gente janota despejando palavras inacessíveis para a maior parte dos angolanos com a preocupação de oferecer nada além de sua própria vaidade. É por isso é que as pessoas diminuem o volume ou desligam a televisão.
- Mas pai, as pessoas não têm a liberdade de falar o que querem?
- Claro que têm, mas também precisam ter o bom senso e a humildade de assumir que não são tudólogos. Quando as pessoas ligam a televisão esperam ouvir análises inteligentes e profundas, ou seja, ideias diferentes daquelas da opinião pública e baseadas apenas no senso comum. E não discursos rasos e baratos que já ouvimos no dia-a-dia. Esperam acima de tudo sinceridade dos comentadores e isso eles não são capazes de oferecer.
- Como assim papá?
- Bem filho, um exemplo é quando mesmo vendo que a situação do país está uma catástrofe, mas não param de apregoar que está tudo bem. Renegam as estatísticas que estão na cara de todo mundo sem o menor pingo de vergonha. Fazendo as pessoas de bobas. Outros mentem descaradamente dizendo que está tudo bem, e que as críticas não passam de intrigas da oposição.
- Então, será que é por isso que a televisão não fala das estradas esburacadas, das crianças que estão a morrer de febre amarela do autoritarismo do estado e essas coisas?
-Exactamente filho!
- Há! Então já sei pai. Eles são os comentadores do nada papá.
- Porquê filho?
- Porque o que eles comentam não existe de verdade, então eles não comentam nada.
- Hum! Pode ser filho. Comentadores do nada...


Nenhum comentário:

Postar um comentário